Processo de Sumarização
Sumarização é um processo mental natural, essencial para a produção de resumos, que sempre ocorre durante a leitura, mesmo quando não produzimos resumos orais ou escritos. O processo de sumarização segue uma certa lógica que depende, entre outros elementos, do tipo de destinatário e do que julgamos que ele deve conhecer sobre o texto segundo seus objetivos:
- Apagamento de conteúdos facilmente inferíveis a partir de nosso conhecimento de mundo.
- Apagamento de sequências de expressões que indicam sinonímia ou explicação.
- Apagamento de exemplos.
- Apagamento das justificativas de uma afirmação.
- Apagamento de argumentos contra a posição do autor.
- Reformulação das informações, utilizando termos mais genéricos.
- Conserva-se as informações, dado que não são resumíveis.
No desenvolvimento do seu resumo...
No desenvolvimento, utilize os nexos coesivos (conjunções) para “costurar” o seu texto (resumo). Os nexos são elementos importantes na construção textual, pois “conectam” as ideias conferindo coesão e coerência a sua construção.
Alguns nexos:
- Adversativos: porém – contudo – entretanto – não obstante – etc.
- Explicativos: pois – visto que – já que – etc.
- Condicionais: caso – a menos que – contanto que – etc.
- Causais: na medida em que – uma vez que – etc.
- Concessivas: embora – ainda que – apesar de que – etc.
- Finais: a fim de que – para que – etc.
- Conformativos: conforme – segundo – etc.
- Proporcionais: à proporção que – à medida que – etc.
- Conclusivo: logo – portanto – por isso – consequentemente – etc.
Deixe claro no seu resumo de quem são as ideias ali expostas. Para tal, mencione o autor de diversas formas, usando os verbos mais adequados para indicar os diferentes atos do autor:
apontar – definir – descrever – elencar – enumerar - classificar – caracterizar – exemplificar – contrapor – confrontar – comparar – criticar - julgar - questionar – apresentar –mostrar - começar – iniciar introduzir – relatar – narrar – exemplificar - acreditar – pensar – expor - afirmar – abordar – esclarecer - comprovar – defender – argumentar – justificar - sugerir – incitar - negar - opor – diferenciar – etc.
Um dos passos mais importantes de um resumo consiste em assegurar a ideia global do texto original? (MACHADO). Para isso é necessário também à compreensão do conjunto da obra.
Informações preliminares podem ajudar na construção de um resumo. As autoras indicam que se deve olhar o texto, buscando identificar: o gênero do texto, o meio de circulação, o autor, a data de publicação, e o tema? (p. 33). Isto é, lemos um texto antes de começar a lê-lo. (BARBOSA)
Deve-se buscar maiores informações sobre esses requisitos. Procurar informações sobre o autor, sua posição ideológica, sua linha teórica etc. Identificar as informações relevantes, sobretudo quando se tratar de textos argumentativos.
Já na primeira leitura deve-se procurar responder as seguintes perguntas:
I . Qual o assunto do texto? Isto é, qual questão/ tema é abordada pelo autor do texto?
II. Qual a tese defendida pelo autor? Isto é, qual a posição defendida pelo autor sobre o assunto em questão?
Atenção para a distinção existente entre assunto e tese.
- Selecione as informações colocadas como as mais importantes no texto original (observe tópicos frasais);
- Indique dados sobre o texto resumido, no mínimo autor e título;
- Apresente as ideias principais do texto e de suas relações (observe os recursos coesivos);
- Faça menção ao autor do texto original.
Informações preliminares podem ajudar na construção de um resumo. As autoras indicam que se deve olhar o texto, buscando identificar: o gênero do texto, o meio de circulação, o autor, a data de publicação, e o tema? (p. 33). Isto é, lemos um texto antes de começar a lê-lo. (BARBOSA)
Deve-se buscar maiores informações sobre esses requisitos. Procurar informações sobre o autor, sua posição ideológica, sua linha teórica etc. Identificar as informações relevantes, sobretudo quando se tratar de textos argumentativos.
Já na primeira leitura deve-se procurar responder as seguintes perguntas:
I . Qual o assunto do texto? Isto é, qual questão/ tema é abordada pelo autor do texto?
II. Qual a tese defendida pelo autor? Isto é, qual a posição defendida pelo autor sobre o assunto em questão?
Atenção para a distinção existente entre assunto e tese.
- Selecione as informações colocadas como as mais importantes no texto original (observe tópicos frasais);
- Indique dados sobre o texto resumido, no mínimo autor e título;
- Apresente as ideias principais do texto e de suas relações (observe os recursos coesivos);
- Faça menção ao autor do texto original.