1) Deve-se fazer constantes referenciações ao AUTOR do texto original, e o faz de forma V A R I A D A. Por ex:
Ele..... O autor...... Sobrenome(sempre o último)....
2) Deve-se mencionar as atitudes/ ações realizadas pelo autor, como: argumentar, discutir, retomar, defende a tese, conclui....
*Não esqueça de utilizar verbos diferentes para cada ação do autor no seu texto.
-O que o TEXTO RESUMO DEVE APRESENTAR:
a. correção gramatical e léxico adequado à situação escolar/acadêmica;
b. seleção das principais informações colocadas como as mais importantes no texto original;
c. indicação de dados sobre o texto resumido, no mínimo AUTOR E TÍTULO;
d. o resumo permite que o leitor avalie a compreensão do texto lido, incluindo a compreensão global, o desenvolvimento, das ideias do texto original em diferentes partes do resumo e de diferentes formas;
e. menção ao autor do texto original ( o autor questiona, debates, explica...);
f. texto compreensível por si só.
Fonte: MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Resumo. São Paulo: Parábola Editorial, 2004)
DICAS:
UTILIZEM A LISTA DE VERBOS PARA DIFERENTES AÇÕES DO AUTOR, alguns verbos que podem e devem ser utilizados:
Definir
Descrever
Elencar
Enumerar
Classificar
Caracterizar
Dar características
Exemplificar
Dar exemplos
Contrapor
Confrontar
Comparar
Contrastar
Opor
Diferenciar
Começar
Iniciar
Introduzir
Desenvolver
Finalizar
Terminar
Concluir
Pensar
Acreditar
Julgar
Negar
Questionar
Criticar
Descrever
Narrar
Relatar
Explicar
Expor
Comprovar
Provar
Defender a tese
Argumentar
Dar argumentos
Justificar
Tratar de
Discorrer
Esclarecer
Evidenciar
Convidar
Sugerir
Incitar
Levar a
Focalizar
Analisar
Citar evidências
Estimar
Predizer
Propor
Observar
Interpretar
Estabelecer
Chamar a atenção
Exemplo:
O que o meu aluno faz nesse tal de ORKUT?
Texto de Júlio César Araújo
ARAÚJO, J. C. O que o meu aluno faz nesse tal de Orkut? Vida Educação. Fortaleza: Brasil Tropical, ano 3, n.9, 2006, p. 29-32)
Resumo¹
Ingrid Amaral²
Júlio César Araújo inicia o artigo “O que o meu aluno faz nesse tal de Orkut?” com a questão relacionada à popularização da Internet no Brasil e, indica que no total das 32 milhões de pessoas que usufruem das possibilidades comunicativas, o software mais utilizado é o Orkut. O autor observa que nesse meio virtual criam-se novos modelos de interação social e é uma tendência para que haja este novo meio de socialização. Como o Orkut está na moda entre a maioria dos alunos, o autor sustenta a sua tese de que o Orkut é bom para os alunos na escrita, e salienta que através dele se leem e se produzem muitos textos. Diante do modo pelo qual acontece a interação dos usuários nessas práticas de socialização, Araújo enfatiza sobre a necessidade de atenção, inclusive da escola. A definição do Orkut pelo linguista é a de que é um ambiente capaz de interligar pessoas, o qual possibilita o encontro e o reencontro de amigos, e um canal de comunicação que atrai muitos adeptos diariamente. Uma característica evidenciada pelo pesquisador é a maneira pelo qual as expressões são utilizadas na Internet, os alunos desenvolvem a escrita com criatividade, ressalta então, a importância da escola perante esta questão. De fato, é bom lembrar que Araújo constata que “o aluno lê e escreve muito no Orkut”, e incita-nos a pensar sobre o papel da escola diante desses novos relacionamentos que manifestam diferentes paradigmas de socialização através da Internet. O doutor em linguística conclui que, pelo Orkut, há comunidades selecionadas que podem até auxiliar em questões escolares, pois há algumas focadas à escola e aos professores.
________________________________________
¹Resumo elaborado para a disciplina de Produção Textual 1.
²Acadêmica do Curso de Letras Português/ Inglês - UNIFRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário