quinta-feira, 3 de maio de 2012

Resenha - O que é? Para que serve?

Você sabe o que é uma resenha? E para que serve?

Dicas para conhecer esse gênero, ou apenas reconhecê-lo, na produção textual:

1. Quanto ao  autor:
A resenha, por ser em geral um resumo crítico, exige que o resenhista seja alguém com conhecimentos na área, uma vez que avalia a obra, julgando-a criticamente.

2.Definição de RESENHA:  

Características:
   1)É um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de um espetáculo, sem qualquer crítica ou julgamento de valor. Trata-se de um texto informativo, pois o objetivo principal é informar o leitor.

    2)É um texto que, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião, também denominado de recensão crítica.



5. O que deve constar numa resenha:


  • O título
  • A referência bibliográfica da obra
  • Alguns dados bibliográficos do autor da obra resenhada
  • O público a quem ela se destina (disciplina indicada, área de conhecimento específico)
  • O resumo, ou síntese do conteúdo
  • A avaliação crítica ou análise do resenhista. (=opinião)
6. O título da resenha na produção textual será a bibliografia, pois na bibliografia já está indicado o nome do livro (produto).

Sigam as normas da bibliografia:
Ex:

MOTA, Kátia e SCHEYERL, Denise (orgs). Recortes interculturais na sala de aula de ´Línguas Estrangeiras. Salvador, BA: EDUFBA. ISBN: 85-232-0325-7. p.329. 2004

Resenhado por______________________________

O título é : Resenha, mas, há casos em que terá título, e pode ter subtítulo, conforme o exemplo, a seguir:
Título da resenha: Astro e vilão
Subtítulo: Perfil com toda a loucura de Michael Jackson
Livro: Michael Jackson: uma Bibliografia não Autorizada (Christopher Andersen) - Veja, 4 de outubro, 1995

-    Constam da referência bibliográfica:
  • Nome do autor
  • Título da obra
  • Nome da editora
  • Data da publicação
  • Lugar da publicação
  • Número de páginas
  • Preço
Obs.: Às vezes não consta o lugar da publicação, o número de páginas e/ou o preço.


7. EXEMPLO:


     Veja exemplo do resumo feito de "Língua e liberdade: uma nova concepção da língua materna e seu ensino" (Celso Luft), na resenha intitulada "Um gramático contra a gramática", escrita por Gilberto Scarton.



     "Nos 6 pequenos capítulos que integram a obra, o gramático bate, intencionalmente, sempre na mesma tecla - uma variação sobre o mesmo tema: a maneira tradicional e errada de ensinar a língua materna, as noções falsas de língua e gramática, a obsessão gramaticalista, a inutilidade do ensino da teoria gramatical, a visão distorcida de que se ensinar a língua é se ensinar a escrever certo, o esquecimento a que se relega a prática lingüística, a postura prescritiva, purista e alienada - tão comum nas "aulas de português".

     O velho pesquisador apaixonado pelos problemas de língua, teórico de espírito lúcido e de larga formação lingüística e professor de longa experiência leva o leitor a discernir com rigor gramática e comunicação: gramática natural e gramática artificial; gramática tradicional e lingüística;o relativismo e o absolutismo gramatical; o saber dos falantes e o saber dos gramáticos, dos lingüistas, dos professores; o ensino útil, do ensino inútil; o essencial, do irrelevante".

Ao analisar um livro didático, vocês precisarão separá-lo (ele já está separado, olhem o índice) Cada capítulo é composto por algumas partes, e todos os capítulos serão iguais, dificilmente haverá algo diferente...

Vocês precisam identificar as partes do capítulos,

Por ex: No capítulo 1....... , este capítulo é subdivido em 5 partes, as quais apresentam um texto, a interpretação do texto, a exploração gramatical, exercícios e uma atividade extra (sugestões de leitura)....."segue ...."......


Obs: Os livros são PARECIDOS MAS VARIAM, de acordo com as editoras, a ordem , os exercícios, os nomes dos títulos, as temáticas abordadas nos capitulos, PRESTEM ATENÇÃO!
8. NÃO ESQUEÇAM DA RECOMENDAÇÃO! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

É necessário a recomendação da resenha, a quem ela é destinada, indiquem qual é o seu público-alvo.

Síntese DO GÊNERO RESENHA:
*NÃO ESQUEÇAM DE MENCIONAR O AUTOR, AFINAL A RESENHA É SOBRE UM LIVRO, UM PRODUTO, DE ALGUÉM, o texto será em terceira pessoa. Ex: O livro é...... Os autores do livro fazem... É trazido no material ....

1º Parte: Apresentação do livro
2º Parte: Definição do público-alvo
3ºParte: Informações sobre o autor
4ºParte: Fazer generalizações (não é necessário)
5ºParte: Desciplina ou área de conhecimento alvo.

DESCRIÇÕES DO LIVRO:
6º Visão geral da organização do livro (quantos capítulos ou partes se divide, apresentação, epígrafe, se está algo incluído como CD , a pessoa que pode querer comprar ou adquirir pode não enxergar o livro, ou o produto, ela precisa pensar e imaginar como é.)

7º Informar o tópico de cada capítulo. (o que vai ser tratado, os temas)
8º Citar o material extra, caso conter. (nem sempre irá ter)
AVALIAÇÃO DO LIVRO:
9ºDestacar, ressaltar pontos importantes do livro:

-ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS ( utilizar uma linguagem clara e objetiva, se o vocabulário é acessível, se o texto é atual, se o material se presta aos objetivos, no caso do professor que utilizará...)

10º RECOMENDÃÇÃO OU NÃO: precisa dizer se é ou não indicado. Pode ser de maneira explícita ou implícita. Ex:  O livro deve ou não. = explícita 
 Maneiras de percepção= implícita.  



Obs: VOCÊS PRECISARÃO DA RESENHA PARA ELABORAREM O ENSAIO...



Referência:
http://www.pucrs.br/gpt/resenha.php
Material disponibilizado pela prof. no site, em sala-de aula mais umas dicas minhas.
 Ingrid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário