Bisognin, Tadeu Rossato, 1957. Descoberta e construção: 8ª série, editora FTD, São Paulo, 1994.
Resenha¹
Ingrid Amaral Corrêa²
O autor Tadeu Rossato Bisognin já publicou muitos livros didáticos voltados ao Ensino Fundamental, ele é professor de português e literatura, estudou na UFRGS, possui diploma LLM, é professor do colégio de Aplicação da UFRGS e sua última obra foi: “Sem medo do internetês”, na área da Linguística.
Bisognin ostenta seu livro como um instrumento útil na descoberta das palavras e do mundo, através do estudo da língua portuguesa. No livro de português “Descoberta e construção”, de 8ª série, da editora FTD, de São Paulo, publicado no ano de 1994, a divisão do livro é feita por nove capítulos.
A organização dos nove capítulos deste livro é organizada pelas letras integrantes da palavra ‘PORTUGUÊS’, em sequência. Cada capítulo é dividido em temáticas diferentes, e todos serão subdivididos por denominações específicas, para estudos característicos da língua e dos assuntos tratados. São elas: “Estudo do texto”; “Para fixar as palavras do texto”; “Produção de texto”; “Para complementar o estudo da língua”; “Para variar”; “A atividade oral”; “Gramática” e “Semântica”.
Nos primeiros cinco capítulos serão trabalhadas as temáticas sobre a infância, escola, cultura, poesia e conto. Nestes capítulos já é introduzido um trabalho com o gênero resumo, a poesia e o conto, explorados na “Produção de texto”. É importante ressaltar que no livro há dicas que estimulam a criatividade na hora de desenvolver a escrita. Com o uso de palavras figuradas e através de desenhos, busca despertar a imaginação do estudante.
Nos capítulos seguintes, as temáticas serão: Brasil, adolescência, televisão e problemas da vida moderna, nesses capítulos prioriza-se o trabalho com a poesia, redação, cartuns e carta comercial na “Produção Textual”.
No título “Para variar”, outros gêneros são mostrados, como trava-línguas, charges, poemas palíndromos, alfabeto manual dos surdos-mudos, figuras de linguagem, dados estatísticos, mapas em textos e história em quadrinhos. Estes gêneros não são vistos com muita relevância, pois não são explorados como exercícios ou sob forma de trabalho ou conteúdo a ser transmitido.
O “Estudo do texto” é um exercício para a compreensão do texto e a ideia relacionada a ele. O “Para fixar as palavras do texto” é um exercício referente às palavras utilizadas no texto. O “Para complementar o estudo da língua” trabalha com os significados, uso de palavras adequadas, elocuções, adjetivos, substantivos, parônimos, homônimos e regras. A “Atividade oral” é imposta para ampliar a competência discursiva, superar a inibição e desenvolver a capacidade de síntese. Nesta atividade solicita-se que o aluno exponha o assunto e não leia, apenas leve o material de apoio, mas sempre desenvolva uma pesquisa. A “Gramática” está presente em todos os capítulos distanciada dos textos e serve para tratar de regras e especificidades da língua portuguesa. A “Semântica” discorre sobre o sentido das palavras e os significados. Neste índice serão estudadas as figuras de linguagem, a partir do capítulo cinco, e separadamente, até o último em função do grau de complexidade, que aumenta no decorrer dos capítulos, quanto aos conteúdos.
Em todos os capítulos, a produção textual é bem examinada, bem como as atividades orais para o complemento do estudo da língua. O “Estudo do texto” possui exercícios os quais se baseiam na reflexão sobre o texto e ações dos personagens. Essas atividades são de suma importância para o leitor acessar os sentidos, interpretar e explorar a linguagem, de modo que amplie o conhecimento ao reconhecer e utilizar diferentes formas de registros e variedades linguísticas.
As figuras de linguagem são observadas de um modo interessante, pois são cobradas na produção textual à medida com que são apresentadas nos capítulos, associadas aos textos e os graus de complexidade, o que deixa de ser uma maneira monótona ou desmotivada ao serem estudadas, já que muitas vezes ela são apenas decoradas por fazer parte do conteúdo programático para 8ª série.
O enfoque de ensino deste livro é bom, pois tem como base os textos e através deles, são proporcionadas condições para que o aluno desenvolva sua competência oral e escrita em diferentes situações do uso da linguagem.
Um ótimo quesito analisado neste livro é que os textos presentes nos capítulos são de autores reais e consagrados na literatura, tais como: Luís Fernando Veríssimo, Casimiro de Abreu, Graciliano Ramos, Mário Quintana, entre outros. Há indicações de livros e leituras em todo o livro.
Entretanto, atualmente exige-se níveis de leitura e escrita cada vez mais complexos e essa exigência tende a crescer. Num mundo globalizado, é preciso estar atento às inovações, aos problemas sociais que dizem respeito ao mundo e não unicamente ao nosso país, como é trabalhado em “Descoberta e construção”.
É imprescindível que um estudante de 8ª série esteja atento e atualizado com as questões globais. O principal defeito deste livro é a desatualização, porque assuntos inerentes à modernidade ou tecnologia servem até como atração ao serem estudados e discutidos em sala de aula.
É necessário equilibrar a tradição à inovação para sustentar inúmeras abordagens no que tange ao desenvolvimento e aprimoramento da educação, formas de interagir e transmitir informações de modo que, com a utilização da língua e a boa forma de explorar um estudo centrado e sério, obtém-se a interação linguística prevista nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) acerca da língua portuguesa. Vale relembrar que este livro é anterior aos PCN, mas o autor possui certa preocupação ao integrar os estudos de textos à gramática, perceptível na elaboração do livro pelo pesquisador em linguística.
Hoje, este livro desmerece apreciação, pois suas temáticas estão ultrapassadas e não condizem com a realidade dos estudantes de 8ª série no ano de 2011, pois os alunos vivem em meio às inovações e tecnologias, tanto nas formas de interagir e estudar com os benefícios da sofisticação advinda dos meios de comunicação.
__________________________________________________
¹ Resenha elaborada em Produção Textual 1 sob orientação da profª Valéria Bortuluzzi
² Acadêmica do curso de Letras Português/Inglês - UNIFRA
Observações: Esta resenha foi elaborada para produção textual 1, do curso de Letras, no primeiro semestre, do ano de 2011. A bibliografia está acima, conforme o modelo adotado pela UNIFRA.
Ela está muito extensa (pois o estudo foi no livro todo). No entanto, é possível fazer menor (com menos páginas), varia conforme o livro, capítulo ou o que é analisado. O que está sublinhado são os aspectos analisados e em itálico é a recomendação, não se pode esquecer, a estrutura da resenha: apresenta o livro, as subdivisões, detalha um pouco cada uma, depois analisa (aspectos positivos ou negativos) e por fim, recomenda-se ou não, de forma implícita ou explícita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário