Ensaio
O que é? É um gênero discursivo expositivo-argumentativo que versa sobre um tema específico em profundidade, no entanto, sem esgotá-lo.
1 ENSAIO ACADÊMICO
O ensaio é um gênero textual em que se fundamenta um ponto de vista sobre um tema de interesse científico. O ensaio pode ser curto ou documentado.
1.1 Ensaio Curto
Segundo Moreno & Guedes (1997, p. 27), "chamamos ensaio curto um texto que exponha ou discuta idéias sobre um determinado tema e que tenha um tamanho variável entre quatro e dez parágrafos". As especificidades funcionais do ensaio curto podem ser assim sistematizadas:
- reflexão própria de um tema sobre o qual o autor detém algum conhecimento prévio;
- texto escrito a partir das informações armazenadas na memória do autor;
- recorrência a dados que possam sustentar o ponto de vista adotado sobre o tema;
- geralmente, é produzido em situação de avaliação, sem consulta a fontes bibliográficas, ou em situação de veiculação de opiniões na mídia impressa.
Quanto à organização textual, o ensaio curto se constitui das seguintes partes:
Introdução: contextualização do Tema e indicação da Tese.
Desenvolvimento: argumentos principais (justificativas para a tese) e argumentos secundários (dados que comprovam os argumentos principais).
Conclusão: retomada do contexto inicial e reafirmação da tese a partir dos argumentos desenvolvidos.
Proposta da produção textual:
Seu professor quer que você pesquise sobre algo e você lê muito sobre determinado tema determinado tema pelo professor. Em seguida, você deve produzir um texto em que seja capaz de DISCUTIR O TEMA PROPOSTO com a ajuda das leituras que fizeste. Então você precisa escrever um ensaio documentado.
Seu professor quer que você pesquise sobre algo e você lê muito sobre determinado tema determinado tema pelo professor. Em seguida, você deve produzir um texto em que seja capaz de DISCUTIR O TEMA PROPOSTO com a ajuda das leituras que fizeste. Então você precisa escrever um ensaio documentado.
A linguagem no ensaio: o tempo verbal é no PRESENTE.
Como no ensaio ocorrerão citações ou menção a autores com pontos de vista sobre um determinado tema, é comum que haja alguns elementos da linguagem que marcam essas posições dos diferentes autores referidos. Por ex: Cabem as palavras de Marcuschi...; Menezes enfatiza...; Ribeiro salienta...; Segundo a autora... ; Nos faz pensar...; Acredito que conforme os PCN....
No texto, existem estruturas que introduzem os autores referidos. Essas estruturas podem fazer o autor referido desempenhar dos papeis no ensaio: o de adjunto adverbial ( Segundo fulano...) e o de sujeito de uma oração (Fulano afirma que...) (lembrem dos verbos que expressam as expressões dos autores–da lista dos verbos discendi)
Para realizar o ENSAIO:
1. Escolha um TEMA que lhe interesse muito, ou seja exigência de uma cadeira da faculdade;
2. Estabeleça, previamente, uma TESE que deseje defender acerca do tema;
3. Identifique alguns argumentos que você pode utilizar para defender sua tese;
4. Leia vários autores que falem sobre a mesma temática e destaque os pontos de vista deles. Não há problema que eles pensem diferente de você, pois você pode contrapor os pontos de vista contrários a sua tese;
5. Organize um roteiro para que você possa estabelecer as relações entre as ideias e os autores lidos;
6. Redija um texto e o revise várias vezes para ter certeza de que ele é fiel ao roteiro organizado por você;
7. Dê um título atrativo ao seu ensaio, mas que seja fiel ao tema discutido;
8. Ao final do texto, elenque as referências utilizadas no corpo do texto.
CARACTERÍSTICAS importantes sobre ENSAIO:
Quem escreve
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• Pesquisadores, pensadores e críticos de arte com maturidade intelectual e grande domínio da linguagem e da cultura.
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Propósito
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.• Comentar informações e subsídios da ciência; discutir temas de interesse social; revisar e analisar assuntos e interpretações; explicar certas críticas; debater ideias e opiniões.
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Onde circula
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• Em revistas acadêmicas, revistas de divulgação científica, livros (de ensaios), em revistas e jornais da grande imprensa, no meio social amplo.
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Quando
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• De acordo com a periodicidade do veículo.
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Quem lê
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• Pessoas com certo percurso de leitura em diferentes gêneros e interessadas em opiniões/ discussões/ reflexões sobre assuntos atuais, culturais, literários, filosóficos, etc.
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Porque lê
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• Para construir ou ampliar conhecimentos.
• Para formar opinião sobre temas atuais/complexos, partindo das opiniões/discussões dos especialistas.
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Possível influência da leitura
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• Tomada de posição alinhada com a do autor, ou contrária a ela, quando os argumentos não foram convincentes.
• Construção ou ampliação de conhecimentos.
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Reação em resposta à leitura
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• Comentário nos círculos acadêmicos, profissionais e eventualmente em ambientes familiares e entre amigos.
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Estrutura textual prototípica (usual)
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• Unidade discursiva em prosa.
• Exposição e indagação sobre o objeto em questão.
• Argumentação não apenas pelo raciocínio, mas pelo equilíbrio das evidências que apresenta.
• Grande liberdade e flexibilidade estrutural (com começo, meio e fim, à semelhança de um diálogo entre o ensaísta e o leitor).
• Texto geralmente breve, mas que pode ser extenso, dependendo do tópico tematizado, sem ser exaustivo.
• Normalmente, não apresenta citações, embora as aceite ocasionalmente.
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Mecanismos linguísticos
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• Linguagem direta, sensível, rigorosa e elegante. Estilo marcado pela subjetividade cautelosa e equilibrada, sem afetações.
• Redação mais didática e direta, buscando a objetividade científica, pois constrói sua coerência através da essência dos seus conteúdos, sem pretensão de atingir um grau de certeza sobre a verdade. • Emprego predominantemente de linguagem formal, podendo em alguns casos ocorrer uso de linguagem coloquial, sem afastar-se das normas da língua padrão.
• Emprego de conectores que introduzem argumentos (já que, visto que, pois, posto que, dado que, etc.) e que conectores que acrescentam argumentos (ainda, além disso)
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Classificação
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Informal: mais livre, criativo, subjetivo, que tem originalidade na formulação do pensamento, como por exemplo, o ensaio literário.
Formal: caracteriza-se pela objetividade no tratamento do tema e pela organização mais estruturada do pensamento, tendo como exemplo o ensaio científico.
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Observação: este material está disponibilizado no site da professora e retirado da bibliografia do plano de ensino de produção textual 1.
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