Resenha¹
O II Seminário Interdisciplinar PIBID foi um evento que ocorreu nos dias 14, 15 16 de maio de 2012, na UNIFRA. O projeto PIBID é um convênio do Centro Universitário Franciscano com a CAPES. Neste ano, o evento foi intitulado como interdisciplinar devido ao fato de que diversos cursos de docência participam dele, bem como realizaram as apresentações orais e em pôsteres no decorrer dos três dias de duração do evento. Primeiramente, houve uma solenidade de abertura, no dia 14 e nos dias 15 e 16 várias apresentações aconteceram à tarde, além de ocorrerem as mesas redondas e debates à noite, simultaneamente em várias salas. O assunto discutido neste ano foi o uso das tecnologias das informações e comunicação (TIC) nas práticas docentes e a importância delas no ensino-aprendizagem.
Este seminário teve a presença de muitos participantes que apresentaram resultados e curiosidades sobre o projeto, uma vez que tal projeto era desconhecido por muitos. Muitos relatos serviram para explicitar como ocorreram essas práticas realizadas pelo projeto e pelos envolvidos, tais como estudantes e professores. Muitas apresentações ocorreram para explicar como eram propostos os conteúdos em sala de aula e o relacionamento aluno-professor. Foi possível constatar que as pesquisas têm uma ênfase no trabalho dos evolvidos no projeto.
No primeiro dia, na segunda-feira, dia 14 de maio, aconteceu a solenidade de abertura e o momento cultural, no salão de Atos, prédio 1, conjunto1 da UNIFRA. Na sequência houve a palestra “Práticas escolares e políticas públicas: o PIBID” com a professora Dr. Rosane Carneiro Sarturi. Em sua palestra, a doutora Rosane comentou sobre os impactos do PIBID para a formação docente, principalmente para os iniciantes nesse projeto ou para os que pretendem inscrever-se e participar, visto que é de extrema relevância para o futuro como atuante na área da docência, além de ser uma ótima oportunidade de inserção e contato com a profissão, tanto para saber dos 'prós' e 'contras', mas que só podem ser analisados e aprendidos a partir da prática.
No segundo dia da palestra, dia 15 de maio, durante a tarde ocorreram algumas presentações dos alunos que participam do projeto e outros inscritos com seus trabalhos. Tais apresentações eram de diversos assuntos, mas todos envolviam as TIC, pois era o assunto exigiso para este ano. A Relação de apresentações orais, no dia 15 de maio, 14:00 às 18:00 horas , no Salão Acústico, prédio 13 do conjunto III da Unifra foram muitos e de diversas disciplinas: Noeli Rodrigues “A FOTOGRAFIA COMO RECURSO NA ALFABETIZAÇÃO: PROTAGONIZANDO A APRENDIZAGEM.”; Amanda Pias: “A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR O TEMA TRANSVERSAL ORIENTAÇÃO SEXUAL COM OS ADOLESCENTES EM SALA DE AULA.“; Anderson Proença de Andrade: “A INSURGÊNCIA DA POESIA NO CONTEXTO ESCOLAR PIBID”; Éderson Rodrigues: “A RELAÇÃO ENTRE ÉTICA E FELICIDADE: UMA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO E A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE FILOSOFIA”; Claudia Battestin: “A VISÃO TECNOLÓGICA BRASILEIRA E OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO”; Juliana da Costa: ” ALUNOS LEITORES E REDATORES: O JORNAL MURAL EM SALA DE AULA –PIBID/LETRAS”; Karina Amiel: “APRECIAÇÃO DO CINEMA NA FILOSOFIA: ANÁLISE DO MÉTODO” e Grégori Siqueira “O ENSINO DE FILOSOFIA COMO UMA INTEGRAÇÃO DIALÉTICA”.
No período da noite ocorreu a mesa redonda 2, no Salão de Conferências, Prédio 17, Conj. III, da UNIFRA, e vários depoimentos de alguns alunos participantes do PIBID foram feitos sobre os projetos que já desenvolvem nas escolas e como eles funcionam nas escolas que têm o PIBID incluídos. À noite teve a mesa redonda 2 a qual era composta pelas escolas e seus representantes incluídos no projeto: EBE Dr. Paulo Devanier Lauda (Subprojeto PIBID/UNIFRA Filosofia); EEEM Dr. Walter Jobim (Subprojeto PIBID/UNIFRA Pedagogia); Colégio Estadual Pe. Rômulo Zanchi (Subprojeto PIBID/UNIFRA Letras) com a coordenação do Professor Dr. Marcos Alexandre Alves. Os representantes (vice-diretores e diretores) das escolas enfatizaram que este projeto só veio a colaborar no processo de ensino das escolas, visto que muitos professores mais velhos não procuram por atualizações e o projeto tem como propósito diversificar as aulas, incluir as tecnologias no ensino, visando sempre contribuir ao aprendizado dos alunos.
No terceiro e último dia do evento, dia 16 de maio, houve a demonstração de pêsteres, no Hall de Salão de Atos do conjunto III da Unifra. Muitos pôsteres foram apresentados com a repercussão das práticas já realizadas, foram: “CURSO A DISTÂNCIA: AVALIAÇÃO DOS PARTICIPANTES”, de Aline Dalmazo; “O PRIMEIRO PASSO À DOCÊNCIA: GÊNERO TEXTUAL EDITORIAL NO AMBIENTE ESCOLAR”, de Aline da Cunha; “DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE MINI PALESTRA SOBRE A UTILIZAÇÃO DO DESCARTE CONSCIENTE DE PILHAS”, de Caroline Pedrolo; “SABERES E FAZERES DO PEDAGOGO NO ESPAÇO NÃO ESCOLAR APROPRIANDO-SE DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO”, de Denise Venturini; “ATENDIMENTO LÚDICO NO HOSPITAL: VALOR SOCIAL E EMOCIONAL”, de Fernanda Rizzati; “A METAFÍSICA, A GNOSIOLOGIA E O PROCESSO EDUCACIONAL CONTIDOS NA ALEGORIA DA CAVERNA DE PLATÃO E SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO DE FILOSOFIA EM NÍVEL MÉDIO”, de Leandro Roubuste”; “REFLEXOS DE UMA PRÁTICA EDUCACIONAL DO PIBID/LETRAS NA ESCOLA”, de Lucas Montagner; “BLOG: UMA FERRAMENTA PARA AUXILIAR O TRABALHO DE SALA DE AULA” , de Luciane Brum; : “OFICINA [RE] CONTANDO HISTÓRIAS INFANTIS: UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS ESCOLAS VINCULADAS AO PIBID/UNIFRA”, de Luísa da Silva Peixoto; “EM CARTAZ: FILOSOFIA E CINEMA”, de Luiz de Almeida Neto; : “A RODUÇÃO DE AUDIOTEXTOS COMO MEIO DE INCLUSÃO AOS CEGOS DE SANTA MARIA.”, de Manoela da Fonseca; “O ABSOLUTISMO E A REFORMA LUTERANA NA PERSPECTIVA DE QUENTIN SKINNER”, de Marco Aurélio da Silva; “PIBID LETRAS NA ESCOLA IRMÃO JOSÉ OTÃO: OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA”, de Pâmela Freire; “A DISTINÇÃO ENTRE TÍTULO E TEMA”, de Raquel Haar; “IMPACTO DO PIBID/QUÍMICA NO CEL.PILAR”, de Suzani Wippel e “A EXPERIÊNCIA EM ELABORAR UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NO SUBPROJETO PEDAGOGIA PIBID/UNIFRA”, de Tanise de Oliveira da Silva.
Além disso, algumas apresentações dos alunos ocorreram à tarde, e em salas diferentes, outras apresentações eram realizadas simultaneamente. À noite, a palestra de maior repercurssão entre os participantes do evento foi sobre o uso da TIC no ensino de língua e literatura apresentada no salão de conferências, prédio 17. A palestra iniciou com declarações da professora Manuela Bisognin cujas explicações foram voltadas para as TIC e como elas estavam sendo abordadas e utilizadas nas escolas. A professora mencionou que as TIC são apenas uma parte de um contínuo desenvolvimento do ensino e que servem de apoio para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, ainda salientou que elas devem ser ferramentas de ensino as quais devem usadas e adaptadas para fins educacionais.
Um ponto negativo do seminário foi o de que eram muitas apresentações no mesmo dia e os estudantes, professores ou participantes tinham que optar entre uma ou outra apresentação, ou as que mais lhes chamavam atenção. Por serem várias apresentações ao mesmo tempo e em locais distantes, não se sabia qual seria a mais importante, muitos deixaram de assistir algumas pelo motivo da desacomodação ao trocar de sala.
A ideia principal do seminário foi observada em qualquer uma das apresentações, pois todas as apresentações envolviam a interdisciplinaridade ao tratarem de assuntos de diversas áreas da docêcencia. Devido ao fato de que todas as apresentações eram voltadas ao uso das TIC, este seminário foi extremamente importante no tratamento das tecnologias, principalmente no que tange às áreas do conhecimento, pois estudantes e professores devem adequar-se à essas novas formas de ensino. Além disso, precisam saber utilizá-las no cotidiano a fim de melhorar e aprimorar seus pesquisas, estudos e realizações profissionais.
Ao encerramento das palestras, foi possível constatar uma enorme relevância ao aprendizado para os participantes, pois o conhecimento mencionado sobre o projetos e as práticas dos docentes foi intensamente discutido, uma vez que influenciam no processo educativo e proporcionam a interação direta com a transição de conhecimentos. Isso acarreta em sérias modificações no aprendizado, na transmissão de saberes e produção de conhecimentos. A importância de palestras dessa dimensão é de extrema siginificação ao envolvimento dos iniciantes com os já atuantes e suas trocas de esperiências nos debates. Portanto, é recomendável principalmente para os que pretendem iniciar sua carreira como docentes ou para os que já atuam na área.
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¹ Resenha sobre o II Seminário Interdiciplicar Pibid
² Acadêmica do curso de Letras Português- Inglês/ Unifra
Este é um modelo de resenha, vocês podem seguir a apresentação disponível no site e modificar, de acordo com as salas, variavam as apresentações e as mesas redondas eram compostas por professores diferentes. Tem tudo isso no Site, em Eventos... Não copiem igual, pois todos ficarão iguais, sigam de exemplo.... ou conforme ao que vocês assistiram.
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